Abrir a torneira em Suzano, Poá ou Itaquaquecetuba é o último passo de um caminho que começa longe dali, nas cabeceiras do Rio Tietê, entre Salesópolis e Biritiba Mirim. É nessa região de serras e matas que ficam as represas do Sistema Produtor Alto Tietê, um dos grandes conjuntos de mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Entender como ele funciona ajuda a ler as notícias sobre o nível dos reservatórios e a perceber por que a chuva de cada estação importa tanto para quem mora na região.
Cinco represas ligadas entre si
O sistema produtor Alto Tietê é formado por cinco reservatórios: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba. Eles ficam em municípios da porção leste da região metropolitana, como Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano, e estão conectados por canais, túneis, estações elevatórias e adutoras.
As represas foram construídas ao longo de mais de três décadas:
- Ponte Nova, concluída em 1971;
- Taiaçupeba, em 1976;
- Jundiaí, em 1989;
- Biritiba, em 2001;
- Paraitinga, em 2003.
A lógica do conjunto é de transferência. A água acumulada nas represas mais altas, perto das nascentes, é enviada de um reservatório a outro até chegar a Taiaçupeba. É ali que ela é captada e levada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de mesmo nome.
Biritiba Mirim no centro do caminho
Biritiba Mirim ocupa uma posição estratégica nesse desenho. A represa que leva o nome da cidade acumula água das cabeceiras e a transfere, por meio de estruturas de ligação, em direção à represa Jundiaí, que por sua vez alimenta Taiaçupeba. Boa parte do território do município está em área de proteção de mananciais, o que explica as restrições à ocupação e ao uso do solo em vários bairros.
Para o morador, isso tem duas faces. De um lado, a paisagem de represas, rios e matas é um atrativo e um motivo de orgulho. De outro, a proteção dos mananciais impõe regras mais rígidas para construir, abrir loteamentos e instalar atividades econômicas. O cuidado com as margens, o tratamento do esgoto e o combate a ocupações irregulares nessas áreas são decisivos para a qualidade da água que chega a milhões de pessoas.
Quem recebe essa água
Depois de tratada na ETA Taiaçupeba, a água segue para abastecer cerca de 4 milhões de pessoas. Segundo o painel oficial de acompanhamento dos sistemas produtores, o Alto Tietê atende a zona leste da capital e os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, além de parte de Mogi das Cruzes e de Guarulhos.
Isso significa que boa parte do Alto Tietê bebe a água produzida na própria região. Mas o sistema também é peça importante do abastecimento integrado da metrópole: as redes são interligadas, e a operação pode remanejar água entre sistemas conforme a necessidade.
Da represa à torneira
O trajeto da água, depois que sai da represa Taiaçupeba, segue etapas parecidas com as de qualquer grande sistema de abastecimento:
- captação: a água bruta é retirada da represa e bombeada para a estação de tratamento;
- tratamento: na ETA, passa pelas etapas convencionais de coagulação, floculação, decantação e filtração, que removem partículas e impurezas;
- desinfecção e correção: a água recebe produtos que eliminam micro-organismos e ajustam características como a acidez, além do flúor usado na prevenção de cáries;
- adução: grandes tubulações levam a água tratada até reservatórios espalhados pelos bairros;
- distribuição: dos reservatórios, a rede leva a água até os imóveis, onde ela chega à caixa-d'água e à torneira.
Cada uma dessas etapas tem responsáveis diferentes. O acompanhamento hidrológico das represas e das vazões é feito por órgãos estaduais de recursos hídricos, que mantêm o painel público dos sistemas produtores, enquanto o tratamento e a distribuição cabem à companhia de saneamento que opera o sistema.
As represas das cabeceiras também têm papel na regulação da vazão do Tietê. Ao reter água no período chuvoso e liberá-la de forma controlada, elas ajudam a reduzir a pressão sobre o rio a jusante, em trechos urbanos sujeitos a enchentes.
Como o nível é medido
O dado mais citado nas notícias é o volume útil, expresso em porcentagem. Ele indica quanto da capacidade de armazenamento que pode ser usada para o abastecimento está ocupada naquele dia. A medição é feita represa por represa e somada para o sistema inteiro.
O painel oficial dos sistemas produtores traz, diariamente, informações como:
- o volume útil de cada represa e do sistema, em hectômetros cúbicos e em porcentagem;
- a vazão afluente, que é a água que entra nas represas, incluindo as transferências;
- a vazão defluente, que é a água que sai, por captação, descarga ou transferência;
- a vazão na ETA, ou seja, quanto está sendo tratado para abastecimento;
- a chuva acumulada nas últimas 24 horas.
Os dados são atualizados todos os dias às 9 horas. Em 25 de setembro de 2026, por exemplo, o painel registrava o Sistema Alto Tietê com 54,0% do volume útil. Entre as represas, os números variavam bastante naquele dia: Jundiaí e Paraitinga estavam acima de 77%, enquanto Ponte Nova, a maior delas em volume total, estava em 44,6%.
A comparação entre represas mostra por que é preciso olhar além do número geral. Uma represa pode estar baixa porque cedeu água para outra, e a operação do sistema busca equilibrar o conjunto.
Por que a chuva de cada estação importa
No Sudeste, o regime de chuvas tem duas fases bem marcadas. De outubro a março, período mais quente, as chuvas são mais frequentes e intensas, e é quando as represas recuperam volume. De abril a setembro, na estação mais seca, o nível tende a cair, porque a retirada para abastecimento continua e a entrada de água diminui.
Por isso, o volume registrado no fim de setembro, depois de meses de estiagem, é observado com atenção. Ele serve de ponto de partida para a temporada chuvosa. Se as chuvas de primavera e verão vierem abaixo da média, o sistema entra no ano seguinte com menos folga.
A região já viveu o lado extremo dessa conta. Durante a crise hídrica de 2014 e 2015, o Sistema Alto Tietê chegou a 4,1% de sua capacidade em 14 de dezembro de 2014, o menor nível de sua história. O episódio levou a obras de interligação entre mananciais, pensadas para dar mais flexibilidade à operação em anos secos.
Como acompanhar e como ajudar
Quem quer acompanhar a situação pode consultar os painéis oficiais de mananciais, que trazem os dados atualizados de todos os sistemas que abastecem a região metropolitana. Uma boa prática é comparar o número do dia com o do mesmo período em anos anteriores, e não apenas com o da semana anterior.
No dia a dia, algumas atitudes reduzem a pressão sobre as represas, principalmente na estação seca:
- consertar vazamentos em torneiras, descargas e caixas-d'água;
- reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar quintais e calçadas;
- evitar lavar calçadas e carros com mangueira;
- regar plantas no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a evaporação é menor;
- nunca descartar lixo, entulho ou óleo em córregos e rios, que alimentam os mananciais.